Faltas de alunos ao 1º tempo

Temos recebido por parte de diversos pais queixas de alunos que são impedidos de assistir às aulas por chegarem atrasados no primeiro tempo. Naturalmente que compreendemos que alunos que chegam muito atrasados ou sistematicamente atrasados são fonte de distúrbio em sala de aula e que isso é um problema que deve ser resolvido, no entanto, parece-nos que esta questão está a ser tratada de forma aleatória e pouco pedagógica. Há Diretores de turma que informaram que a tolerância era de 10 minutos, outros que referiram 5, outros ainda que nem mencionaram sequer o assunto nas respetivas reuniões de pais no início do 2º período.

Consideramos que um aluno que chega 6 ou 7 minutos atrasado, como são vários os casos que nos têm sido reportados e é impedido de entrar na sala de aula, está a ser impedido de usufruir do ensino a que tem direito por lei.

Não pomos em causa, como dissemos em cima, que chegar atrasado sistematicamente é um problema e que se devem tentar encontrar os mecanismos para o tentar resolver, mas consideramos que não é privando os alunos do acesso à escola e à educação que o mesmo se resolve, em particular como tem sido registado, com diferentes critérios para turmas diferentes.

Pedimos, por isso, uma clarificação à Direção da escola com a máxima urgência sobre este assunto, pedindo objetivamente:

  1. Que todos os pais sejam informados por escrito que chegar atrasado é alvo de medida sancionatória de impedimento de entrada em sala de aula
  2. Qual o tempo de tolerância dada ao atraso e quais os casos em que não há qualquer tipo de tolerância
  3. O que acha a Direção do Agrupamento que os alunos ganham pedagogicamente ao verem-lhes vedado o acesso à sala de aula.

Os nossos melhores cumprimentos,

A Direção da APEE da EB23 Luís de Camões

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s