Balanço de atividade – 1 ano de Associação de Pais

TRANSFORMAR A ESCOLA – Ouvir pais e encarregados de educação

BALANÇO

Agora que o ano letivo acabou chegou a hora de prestar contas. Aqui fica o nosso balanço, sem dúvida positivo, de um ano desafiante.

Balanço de atividades | A APEE mês a mÊs

outubro de 2015
Um grupo de mães e pais decidiu reativar A APEE da EB23 Luís de Camões de forma a restabelecer contacto entre pais e encarregados de educação e a voltar a ter uma voz ativa dentro do agrupamento, promovendo ações de interesse para a comunidade educativa.
Criação da página de facebook online, bem como site e endereço de email.

novembro 2015
Realizou-se a primeira reunião geral de pais e encarregados de educação e constituiu-se oficialmente a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB23 Luís de Camões.
Juntou-se todos os contactos dos representantes de pais de cada ano de forma a facilitar a comunicação entre todos.

dezembro 2016
Realizou-se um inquérito com a opinião de pais e encarregados de educação sobre o funcionamento geral do agrupamento e propostas de atividades que gostariam de ver desenvolvidas.
Foram realizadas diversas parcerias entre entidades de interesse geral (salas de apoio ao estudo, música, ópticas etc) para beneficiar os sócios da APEE
Fomos a uma sessão da Assembleia Municipal de Lisboa expor o problema da falta de transporte dos alunos da nossa escola entre escola e Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso.

janeiro 2016
Realizou-se a segunda Assembleia Geral de Pais e Encarregados de Educação.
Foi lançada a Petição online e em papel “Por um autocarro que transporte os alunos entre a EB23 e o Pavilhão do Casal Vistoso” e conseguiu-se reunir perto de 300 assinaturas.

fevereiro 2016
Foi entregue a Petição na Assembleia Municipal de Lisboa
Questionámos empresa Gertal sobre qualidade da comida servida na cantina e número reduzido de pessoas a auxiliar no serviço

março 2016
Na sequência da entrega da Petição, foi realizada uma reunião com a 7º Comissão da Educação com vista à resolução do problema da falta de transporte dos alunos

abril 2016
Em conjunto com o Serviço de Psicologia e Orientação da escola, ajudámos na elaboração da Semana das Profissões, destinada a todas as turmas de 9º ano, com 4 diferentes painéis com 10 profissionais de áreas distintas.

Foram promovidas sessões dinamizadas pela APAV a todas as turmas de 5 ano durante 4 semanas num projeto piloto chamado “DOM vai à Escola” para sensibilizar e ajudar os alunos a reconhecerem e a prevenirem o Bullying, a violência no namoro e a conhecerem formas de se manterem seguros.

maio 2016
Audição da APEE na AM de Lisboa em que foi aprovada a resolução para “promover as diligências necessárias” para que o transporte dos alunos seja uma realidade

• Para além do descrito em cima, ao longo de todo o ano letivo reunimos com diversas entidades de forma a tentar superar alguns problemas da nossa escola.
• Dinamizámos página de facebook e site da APEE.
• Tentámos agilizar contactos e aumentar a transparência sobre o dia a dia da escola informando a comunidade sobre os acontecimentos mais relevantes.

Não conseguimos realizar tudo a que nos propusemos, mas foi um ano cheio de desafios e que provou que a existência de uma associação de pais é indispensável.
Agradecemos a todos os que nos apoiaram e esperamos continuar a merecer a confiança de pais em encarregados de educação para o ano que vem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s